terça-feira, janeiro 9

Barcelona

Não vos vou descrever a viagem porque isso seria tarefa difícil mas digo-vos só isto: adorei! Não por serem férias, não por ter significado uma paragem na vida turbulenta desta pobre cabeça, mas porque o lugar é muito especial e não poderia ter escolhido melhor companhia. Essa sim, foi a cereja em cima do bolo. Foram 5 dias feitos de muitos kilómetros a pé, de tantas coisas novas que contando dificilmente é visualizável. Visitámos praticamente toda a cidade, passámos várias vezes por sítios especiais, vivemos a alegria e a paz de uma cidade que em nada se parece com Lisboa. Talvez por isso, e talvez por nos sentirmos enclausurados neste local e nestas pessoas, esta viagem foi tudo o que queriamos e mais ainda. Acreditam que senti um aperto no peito tão forte quando saí da cidade que parecia que de alguma forma já fazia parte de mim? Acho mesmo que não pertenço aqui. Barcelona é liberdade. Lisboa é prisão. Mas que fazer? Somos o fruto de um tempo, de um local e de uma gente. E disso não podemos fugir. Certamente que, se pudesse, esta seria a minha cidade. Qual Paris, qual quê! Barcelona vive. Barcelona não se refugia nos subúrbios ao fim do dia. Barcelona começa de manhã e pára nunca. Não senti nunca medo, desalento ou penúria. Os mais pobres têm tudo: alegria e sempre uma arte em tirar proveito de cada dia. Os turistas deambulam sem pressas e em família. Os espanhóis sorriem e trabalham para nos agradar. De alguma forma nunca me senti a mais numa cidade que não é a minha. E não falo catalão ou castelhano. Em outras viagens pela Europa isto nunca aconteceu. Ficará sempre no meu coração o conforto que senti nestes dias. E se algum dia puder, emigro!

Obrigada Barcelona.

12 comentários:

Zé O Branco disse...

Um Pé Lá outro Cá.

Vamos!?!?!?

Anónimo disse...

Vou fingir que não percebi essa directa sobre Paris! :\

Ainda bem que adoraram! Só quero saber como foi do hotel, que tanta luta deu!

Beijos e abraços!

Ricardo

Zé O Branco disse...

Acho que não vais querer é saber como era a pensão Dali...

O Hotel era realmente muito bom, tendo em conta a localização e o que pagámos. Ainda que o quarto não fosse muito grande, serviu todos os seus intentos.

Essa de Paris não percebi... mas secalhar não era para perceber.

Texuga disse...

Acredites ou não apenas falei em Paris porque é a cidade das luzes e tal! Nem me lembrei do vosso fds que se avizinha!

Quanto à pensão Dali, thank god que não fomos para lá.
E o quarto de hotel a que tivémos dto era pequeno mas muito confortável. A wc do melhor e o duche...mum!

Texuga disse...

Zé o Branco... Acho sinceramente que depois do mestrado feito e se as coisas não melhorarem para os meus lados podíamos pensar seriamente em sair daqui por uns tempos...

Zé O Branco disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Zé O Branco disse...

E porque não????
Eu deixei lá um pé totalmente assente e ou outro está cá, mas em biquinhos...!!!

Texuga disse...

Doido!

me,myself & I disse...

Vocês deixaram-me realmente curiosa... Um dia, prometo a mim mesma, vou fazer o mesmo... conhecer BArcelona.
Beijoooooos

Bernardo Santa Clara Gomes disse...

Depois do fim de semana que tive?
Desde que seja fora daqui....

Anónimo disse...

E eu a pensar que a boca de Paris era uma provocação... HUMPF!

Bom, esquece lá a Pensão Dali, então. Mesmo que não sejamos uns velhos, já começamos a ter um certo nível de conforto a procurar!

Ricardo

Anónimo disse...

E eu a pensar que a boca de Paris era uma provocação... HUMPF!

Bom, esquece lá a Pensão Dali, então. Mesmo que não sejamos uns velhos, já começamos a ter um certo nível de conforto a procurar!

Ricardo